domingo, 25 de agosto de 2013

1-ÉPOCAS PRÉ-HISTÓRICA


                          ÉPOCAS PRÉ-HISTÓRICAS



A Pré-História corresponde a um longo período de 3,6 milhões de anos. Termina com o surgimento da escrita, há 4 mil anos. É importante conhecer a fundo este período histórico, pois foi naquele tempo que as mudanças tecnológicas transformaram a forma com que o ser humano se relacionava com a natureza. Os utensílios desenvolvidos acompanharam o desenvolvimento do raciocínio.

 Paleolítico ( Até 10Kaa)

O Paleolítico é também denominado Idade da Pedra Lascada, e abrange um período que vai de 3 milhões a 10 mil anos, aproximadamente. Neste período, os nativos humanos eram nômades, ou seja, deslocavam-se de um lugar para outro em busca de alimentos. Viviam da caça e da coleta. Alimentavam-se basicamente de frutos, raízes, peixes e pequenos animais. À medida que os utensílios foram se aperfeiçoando, passaram a caçar grandes animais.

Neolítico  (de 10kaa )  

O Neolítico é também denominado Idade da Pedra Polida, e abrange um período que vai ao redor de 10 mil a anos, aproximadamente. Neste período, a relação com o meio-ambiente mudou. O homem já não vivia só da caça, pesca e coleta. Passou a semear as terras férteis e a aguardar a época das colheitas. Surgiu, portanto, a agricultura e a criação de animais. Os nativos humanos passaram a morar permanentemente num só lugar, tornando-se sedentário.

Idade dos Metais   ( de 6kaa para frente)

A Idade dos Metais é o último período da Pré-História, e abrange um período que vai de 6000 a.C. para frente, aproximadamente. Este período se refere ao momento em que o ser humano adquiriu seus primeiros conhecimentos sobre a técnica de fundir, ou derreter, metais. Este processo se denomina metalurgia. O primeiro metal utilizado foi o cobre. Mais tarde, o homem descobriu a liga do cobre com o estanho, obtendo o bronze. Com o uso de forjas e foles, a metalurgia melhorou, atingindo o ferro

 
2-A EVOLUÇÃO DA FORMA CORPÓREA

A espécie humana, como conhecemos, foi resultado do estabelecimento da forma corpórea por parte dos Diretores Planetários. À medida que a forma foi se estabilizando ela foi se distanciando do reino animal e foi se abrindo em diferentes tipos de nativos andando de forma ereta, aumentando a massa cerebral e desenvolvendo linguagem e adquirindo consciência, seu objetivo principal. Este avanço da forma corpórea permitiu a encarnação de espíritos mais evoluídos e a reconexão com as esferas superiores da vida.